Diferença entre “headhunter, consultor de carreira e coach”

Diferença entre “headhunter, consultor de carreira e coach”


HEADHUNTER

 Headhunter  é um “caçador de talentos”. Ele tem uma sensibilidade forte em identificar os melhores profissionais do mercado.

A empresa contrata este especialista para atrair talentos, atendendo as necessidades da empresa.

Headhunter convida o executivo a participar de entrevistas e testes, para que tenha mais assertividade, colocando a pessoa certa, no lugar e no momento certo.

Neste caso, os profissionais não terão nenhum custo, a empresa é quem paga pelos serviços de contratação doHeadhunter.

CONSULTOR DE CARREIRA

O consultor de carreira é um profissional que tem experiência do mercado de trabalho e do aspecto comportamental das pessoas.

Ele orienta o profissional a ter um currículo bem estruturado, um comportamento adequado nas entrevistas de emprego,  saiba exercitar “networking” e tudo o que se refere ao seu marketing pessoal.

O consultor de carreira não vai solucionar todos os seus problemas, medos e incertezas. Ele pode, sim, abrir seus olhos, orientá-lo, direcioná-lo e propor alternativas capazes de provocar mudanças importantes em sua vida profissional.

Neste caso, quem contrata este profissional, é a pessoa que busca esta orientação. Existe a possibilidade de, a empresa contratar o consultor de carreira para dar apoio aos executivos que precisam ser demitidos, neste caso, este serviço é chamado de “Outplacement”.

Tanto o Headhunter quanto o Consultor de Carreira, têm uma forte rede de contatos e exercitam “networking”, isso faz, com que ele tenha mais sucesso em sua missão.

Coach é o profissional  especializado em Coaching, que é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, onde a proposta é extrair o melhor da pessoa. Ao contrário do consultor de carreira, o Coach não sugere e nem aconselha. Ele faz perguntas provocadoras, levando o profissional a refletir, definir ações e agir em direção à identificação e realização dos seus objetivos, metas e desejos.

O profissional que recebe um processo de coaching,  assume as rédeas de sua vida pessoal e profissional, sentindo-se muito mais seguro e autoconfiante, e pode  receber muitos benefícios, tais como: qualidade de vida, mais foco, mais autoconhecimento,  melhor relacionamento com as pessoas, entre outros.

O processo de coaching é indicado tanto para quem está passando por um momento de dúvidas em relação ao seu momento profissional, tanto para quem tem certezas e quer crescer e desenvolver-se, obtendo um olhar mais realista em relação ao seu futuro profissional.

Quando o Coach é contratado por uma pessoa, o objetivo é melhorar seu desenvolvimento, independente de onde ele esteja trabalhando.

Quando o Coach é contratado através da empresa, o objetivo é melhorar a desempenho do profissional em relação às metas da empresa, bem como desenvolver suas competências.

Texto escrito por Cristiane Antunes, Coach, Headhunter e Consultora de Carreira



× Como posso te ajudar?