Modelando a Excelência

Modelando a Excelência

A modelagem da excelência formou o alicerce da PNL. A modelagem começou quando Richard Bandler e John Grinder começaram a estudar os comunicadores proeminentes a fim de replicar a excelência de tais comportamentos. E demonstrou ser uma abordagem extraordinariamente poderosa.

O resultado mais visível dessa maneira de trabalhar tem sido o número continuamente crescente de técnicas específicas que, frequentemente, apresentam resultados rápidos e impressionantes.

Tão grande têm sido o sucesso das técnicas desenvolvidas que para muitas pessoas elas são a PNL. Contudo, essas técnicas são apenas o resultado de uma maneira particular de trabalhar conhecida como modelagem.

O princípio que constitui a base da modelagem é simples – se você quer fazer algo bem, primeiro descubra alguém que já o faz; segundo, descubra o que especificamente ele faz que o torna notável; em terceiro, comece a fazer o que ele faz. Na prática isso exige grande precisão – copiar servilmente tudo que alguém faz não é o suficiente. A habilidade reside na identificação das partes chaves que fazem a diferença. Assim que isso for cuidadosamente definido é, muitas vezes, útil elaborar um treinamento que possa, rapidamente, tornar essas habilidades disponíveis para outros – e a PNL pode fazer isso.

Como a modelagem tem sido a base de muitas inovações na PNL, a minha empresa (ITS) vem apoiando inúmeros projetos de modelagem nos últimos anos. Em diversas participações em iniciativas originais, eu tenho escolhido trabalhar com experts em campos onde as habilidades disponíveis são para salvar e melhorar vidas.

Um destes projetos se foca no uso do caratê para sermos capazes de acessar facilmente o poder latente dentro de cada um de nós. O meu interesse no caratê veio das minhas experiências como consultor

Esse artigo foi traduzido do original “Modelling Mastery” publicado em 1996 no site http://www.nlp-community.com/modellit.htm (que não está mais disponível)
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.
Estamos utilizando as mudanças ortográficas nos artigos novos.


× Como posso te ajudar?